sábado, 13 de agosto de 2011

Livro: "Tecnologias que educam!"



Para desenvolver e transmitir o conteúdo de aulas e demais atividades educacionais, os professores têm tradicionalmente utilizado recursos como lousas e quadros, apostilas, retroprojetores, vídeos e slides, entre outros. Esses formatos continuam vigentes, mas vêm surgindo novas possibilidades de construção de conteúdo, por meio da utilização de tecnologias de informação e comunicação.

No livro “Tecnologias que educam”, apresentamos um conjunto de práticas que pode ser utilizado para a construção de conteúdo, baseado nos seguintes recursos: criação de documentos eletrônicos; planilhas eletrônicas; apresentação de slides; enciclopédias virtuais. Há também sugestões para a construção de conteúdo, que pode ser promovido de forma individual ou colaborativa. Há recursos que permitem a construção compartilhada de conteúdo, o que potencializa e enriquece o processo de ensino e aprendizagem. Existem também recursos baseados na Internet e disponíveis gratuitamente.

Eles possibilitam construir slides com textos, gráficos, imagens, som e acesso a vídeos. Apresentações e slides devem auxiliar no desenvolvimento de uma ideia que está sendo apresentada, mas não podem tomar o lugar do professor.

Fica a sugestão... Até o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário